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Criando um jogo estilo Flap Birds...
Criando um jogo estilo Flap Birds...
Crie um novo projeto e adicione duas camadas "Start" e "Game". Defina essas duas camadas para ter um "Tamanho de layout" de "400 x 500". Na janela "Properties" à esquerda, clique em "View" para "Project Properties". Defina o "Tamanho da janela" para "400x500" e em "Definições de configuração" defina "Fullscreen in Browser" para "Off".
Crie dois layouts, e nomeie um para "Jogo" e outro para "Iniciar", nomeie as folhas de eventos com o mesmo nome de seus Layouts. No layout "Iniciar", clique com o botão direito do mouse no espaço em branco e "Inserir novo objeto". Em "Controles de formulário", clique duas vezes em "Botão". Definir o texto do botão para "INICIAR".
Vá para a folha de eventos do layout "Iniciar". Clique em "Adicionar evento". Clique duas vezes em "Button". Selecione "On clicked". Clique em "Adicionar ação" para o novo evento "On clicked". Clique duas vezes em "Sistema" e clique duas vezes em "go to layout". Selecione o layout "Jogo" e pressione OK.
Agora vamos começar a fazer o jogo (Gráficos e Códigos).
-Insira um novo objeto "Sprite" defina o tamanho para "400 x 500", e deixe na cor "Azul claro", simbolizando o "Céu.
-Insira um novo objeto "Sprite" defina o tamanho para "30 x 30" desenhe uma núvem branca em seu interior mantendo a transparência na parte de fora da núvem.
-Insira um novo objeto "Sprite" defina o tamanho para "400 x 200" e desenhe um fundo como se fosse uma geleira ou uma floresta e posicione na parte inferior do "layout.
-Insira um novo objeto "Sprite" desenhe um passaro no "frame 1" com a asa para cima e o mesmo pássaro no "frame 2" com a asa para baixo definindo a velocidade para 15 e confirmar para repetir sempre, mova o passaro para a esquerda da tela de onde você quer que ele seja tocado, noemeie para passaro.
-Insira um novo objeto e Clique em "Fundo em mosaico". Clique em algum lugar no layout. Quando a caixa "Editar imagem" aparecer, desenhe um piso de acordo com o fundo. Defina o tamanho desta imagem "1000 x 28" nomeie para "piso1". Arraste-o para baixo na parte inferior do layout.
-Faça o mesmo novamente para a outra imagem de fundo e nomeie "piso2". Defina o tamanho deste para "1000x19" e posicione-o logo acima do outro piso.
-Insira um novo objeto "Sprite" defina o tamanho para "70 x 604", desenhe um obstáculo como uma árvore (Pinheiro) e nomeie para "ObstBaixo".
-Insira um novo objeto "Sprite" defina o tamanho para "70 x 604", desenhe um obstáculo como uma rocha pontuda de uma caverna e nomeie para "ObstCima".
Agora precisamos dar o nosso movimento de pássaros. Clique no pássaro, e à esquerda, em "Comportamentos", clique em "Adicionar / Editar". No novo pop-up, clique no pequeno símbolo Clique duas vezes em "Plataform". À esquerda, precisamos alterar uma propriedade do "Platform Behavior". Defina "Velocidade máxima" como 0 (isso impede você de se mover para a esquerda e para a direita). Agora clique com o botão direito do mouse no layout e "Inserir um novo objeto". Em "Input", clique duas vezes em "Mouse".Vamos iniciar agora com os nossos eventos. Vá para a folha de evento para o layout "Jogo". A primeira coisa que queremos fazer é fazer nosso pássaro voar! Adicione um novo evento, clique duas vezes em "Mouse" e selecione "On any click". Adicione uma ação para este evento, clique duas vezes no pássaro e, em "Plataforma", clique duas vezes em "Set vector Y". Na caixa pop-up, digite "passaro.Y - 700". Isso diz ao jogo que quando um botão do mouse é pressionado, mova o pássaro para cima como se ele estivesse batendo as asas. Teste o jogo (o botão play no canto superior esquerdo) e clique, o pássaro vai pular para cima. Agora precisamos programar o que acontece quando o pássaro atinge um cano ou sai do layout (voa para baixo ou para cima).
Adicione um novo evento, selecione "passaro" e, em "Collisions", selecione "On collission with another object". Escolha "Obstbaixo" quando solicitado, em seguida, clique em "Concluído". Para a ação, selecione "Sistema", "go to layout" e selecione o layout "Iniciar". Faça o mesmo para "obstcima" também com um novo evento. Adicione mais um evento, selecione "passaro" e em "Size and Position" clique em "Is outside layout". Faça esta ação ir para o layout "Iniciar" também.
Agora precisamos fazer o scroll de fundo para dar o efeito que o pássaro está voando para a direita. Crie um novo evento, "Sistem" e, em "General", selecione "Every tick".
Para a ação, selecione "obstbaixo" e em "Size & Position" selecione "Set X". Digite "obstbaixo.X - 5". Adicione mais 3 ações que façam o mesmo para "obstcima" e ambos os objetos do segundo plano (piso1 e 2). Isso significa que a cada tick, esses objetos se moverão para a esquerda 5 pixels. Se você testar o jogo agora, verá o chão se movendo para a esquerda, mas eventualmente ele acaba! Para corrigir isso, adicione mais dois eventos. Clique em "Add Event" e selecione o plano de fundo piso1 e piso2. Clique em "Compare X" e digite "Less or equal to -560" (menos 560). Para a ação defina X como "0".Se os movimentos não ficarem bons, faça testes com os valores até ficar um movimento contínuo agradável. testando o jogo, o fundo deve estar rolando infinitamente se você continuar no layout.
Como você pode ver, apenas um conjunto de tubos aparece! Queremos criar novos tubos a cada segundo. Para fazer isso, adicione um novo evento. Selecione "System" e, em "time", selecione "Every X Seconds". Defina o valor para "1.5", você pode diminuir se quiser que seja mais difícil, ou mais, se quiser que seja mais fácil.
Para a ação, vá para "system", "Create object" e selecione "obstcima". Mantenha "Layer" em "0", defina "X" para "400" e defina Y como "random (50, -250)" (sem as aspas). Adicione outra ação para este evento, mas crie "obstbaixo". Defina este obstáculo a ser criado em "X = 400" e "Y = obstcima.Y + 700".
Teste seu jogo. Mais tubos serão criados até que você os acerte! Você pode achar que o primeiro conjunto de canos é agrupado com o segundo conjunto, se esse for o caso, volte para a sua "Layout View" e mova os canos até uma posição agradável.
A base do jogo está pronta, com mais algumas configurações você pode inserir pontuações, maiores pontos e outros efeitos que deixarão o jogo mais profissional, podendo até mesmo publicar e monetizar.
farei alguns ajustes no (CAPX), e logo vou disponíbiliza-lo para que vocês possam baixar, estudar e modificar. Espero ter ajudado, deixe comentários abaixo.
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