![Node.js é uma tecnologia assíncrona Node10](https://i.servimg.com/u/f33/19/92/85/47/node10.png)
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Node.js é uma
tecnologia assíncrona que trabalha em uma única thread de execução. Por assíncrona entenda que cada requisição ao Node.js não bloqueia o processo do mesmo, atendendo a um volume absurdamente grande de requisições ao mesmo tempo mesmo sendo single thread. Para lidar bem com isso, você terá de aprender callbacks e promises (clique no link se quiser aprender). Isso é diferente do funcionamento tradicional da maioria das linguagens de programação, que trabalham com o conceito de multi-threading, onde, para cada requisição recebida, cria-se uma nova thread para atender à mesma. Isso porque a maioria das linguagens tem comportamento bloqueante na thread em que estão, ou seja, se uma thread faz uma consulta pesada no banco de dados, a thread fica travada até essa consulta terminar.
Você programa utilizando a linguagem
JavaScript que é uma linguagem de scripting interpretada, embora seu uso com Node.js guarde semelhanças com linguagens compiladas, uma vez que
máquina virtual V8 faz etapas de pré-compilação e otimização antes do código entrar em operação. O
Node.js está mais para uma plataforma de aplicação, na qual você escreve seus programas com
Javascript que serão compilados, otimizados e interpretados pela máquina
virtual V8. O resultado desse processo híbrido é entregue como código de máquina
server-side, tornando o Node.js muito eficiente na sua execução e consumo de recursos.
Node.js serve para fazer APIs. Esse talvez seja o principal uso da tecnologia, uma vez que por default ela apenas sabe processar requisições. Não apenas por essa limitação, mas também porque seu modelo não bloqueante de tratar as requisições o torna excelente para essa tarefa consumindo pouquíssimo hardware.
O
Node.js é utilizado para o
backend de jogos, IoT e apps de mensagens. Serve para fazer aplicações de tempo real onde é possível criar aplicações de tempo real facilmente sem onerar demais o seu servidor como acontecia antigamente com Java RMI, Microsoft WCF, etc. Usando algumas extensões de web socket com Socket.io, Comet.io, etc
Exemplo de Código para ler o conteúdo de um arquivo- Código:
// Carregando o módulo fs (filesystem)
var fs = require('fs');
// Leia o conteúdo do arquivo para a memória
fs.readFile('example-log.txt', function ( err, logData ) {
// Se um erro ocorrer, será lançada uma
// exceção, e a aplicação irá ser encerrada
if ( err ) throw err;
// logData é um Buffer, converta-o para string
var text = logData.toString();
});
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