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Como fazer um jogo de plataforma na Construct 2
Como fazer um jogo de plataforma na Construct 2
Como fazer um jogo de plataforma na Construct 2
Baixando o C2: https://www.scirra.com/construct2/releases/r265
Sprites: http://www.scirra.com/freebundle.zip
Sprites PNG
Os Behaviors (em português, comportamentos) são alguns dos responsáveis por nos livrar da programação. E para iniciar a série, vamos ver como funciona e para que serve o comportamento Platform. Os comportamentos podem ser adicionados e removidos dos objetos do jogo por meio da barra de propriedade do objeto e selecionados numa caixa de diálogo.
O comportamento de plataforma será o principal comportamento do seu personagem, pois ele implementa o movimento de pular e correr estilo side-view. Para isso ele possui propriedades de física como gravidade, força do pulo, e velocidade de movimentação, que podem ser alterados conforme a necessidade.
Este comportamento funciona em conjunto com outros objetos, como o Solid Behavior ou Jump-thru, que servem de superfícies sólidas para que seu personagem possa andar sobre elas. Iremos abordar mais sobre estes dois comportamentos num próximo artigo desta série. Por padrão o movimento de plataforma é controlado pelas setas do teclado para andar e pular, mas é permitida a personalização, o que faz com que este comportamento seja utilizado em inimigos do seu jogo, possibilitando a criação de uma IA (Inteligência Artificial) de movimentação terrestre. Para alterá-los, defina a propriedade Default Controls para (No) na janela de propriedades do comportamento, e crie alguns eventos usando o controle de ação Simulate. Dessa forma você pode usar os eventos para alterar os controles das teclas de seta da plataforma e passar a usar W, A e D.
O controle Simulate não precisa necessariamente estar ligado a eventos de teclado, é possível acioná-lo com controles de Touch ou até mesmo de Gamepad. Para o movimento plataforma ser mais confiável, é recomendado o uso de uma sprite retangular, colocando sua propriedade Initial visibility para Invisible, eu costumo chamar este Sprite de alma do personagem, pois os comandos serão aplicados a ele e o personagem o seguirá em todas as ações do jogo. Em seguida, o objeto animado do jogador pode ser posicionado em cima dela e fixado utilizando um novo comportamento chamado Pin. Esta forma é sugerida pois, a mudança de tamanho e posição dos pontos de colisão das animações do personagem podem interferir com o piso, parede e inclinação na detecção do movimento do comportamento, provocando um glitchy. Mas, isso não é obrigatório desde que sejam tomados os devidos cuidados com os pontos de colisão das animações, deixando todos iguais.
O comportamento plataforma é o mais utilizado para criação de jogos side-view, e através dele somos poupados de ter que programar muitas linhas de código.
Agora que você conhece um pouquinho mais sobre este comportamento, pode abrir sua Construct 2 e fazer alguns experimentos para aprender mais sobre tudo que ele oferece. Essa é a melhor forma de aprender como fazer um jogo de plataforma.
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