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MineCraft - Vilas e Aldeões
MineCraft - Vilas e Aldeões
MineCraft - Vilas e Aldeões
Em Minecraft o mundo é todo construído de blocos quadrados. Cabe ao jogador coletar os blocos de diversos tipos de materiais para construir o que vier à mente. Não existem outros objetivos específicos, já que Minecraft é composto por um mundo aberto. Essa natureza livre é um dos motivos de sua popularidade visto que dá para fazer basicamente qualquer coisa no jogo.
As Vilas ou Aldeias (pt-PT) são grupos de edifícios habitados por aldeões, gatos, golens de ferro e ocasionalmente, aldeões zumbis, vendedores ambulantes e lhamas do vendedor, que geram naturalmente na Superfície. As vilas são geradas naturalmente em biomas de planície, savana, taiga, tundra nevada, e deserto. Na Edição Bedrock, elas também geram em biomas de taiga nevada, planície de girassóis, colinas de taiga, e colinas de taiga nevada. O tipo da vila e, portanto, o estilo de todas as estruturas dentro dela, é determinado pelo bioma no centro da vila ou no ponto de encontro. Se o ponto de encontro não gerar em um dos biomas acima, a vila assumirá o padrão da planície. O número de aldeões gerados depende do número de camas na vila. Os aldeões geram apenas em casas com camas, enquanto os edifícios no local de trabalho (sem camas) sempre gerem sem aldeões. Se um edifício ou caminho gerar ao ar livre, plataformas circulares ou quadradas de grama ou areia (dependendo do terreno) irão gerar abaixo da estrutura, o que pode causar esquisitices de superfície. Isso pode ser visto claramente quando um prédio de uma vila gera sobre um oceano. As fazendas geram alguns blocos de espaço aberto acima delas, se ocorrerem dentro de uma colina.
Se encontrar um aldeão zumbi, tragá ele para um local coberto, pois ele demora de 2-5 minutos para se curar, podendo virar dia e ele morrer. Depois, jogue uma poção de fraqueza e logo em seguida, alimente-o com uma maçã dourada. Ele começará a tremer. Em 2-5 minutos, ele virará um aldeão normal.
O número de edifícios que compõem uma vila pode variar, e nem toda vila consiste em todos os tipos de edifícios de uma só vez. Além do ponto de encontro, que é único e sistemático, o número de edifícios de cada tipo que é gerado aleatoriamente e aumentado em mundos superplanos. O número de postes de iluminação e estruturas decorativas (fardos de feno, melancia, abóbora, neve e gelo) não tem restrição, pois são gerados onde nenhum outro edifício pode ser colocado. Os caminhos são encontrados entre os prédios da vila e geralmente se estendem além deles. As estruturas são escolhidas aleatoriamente em um conjunto de possíveis edifícios. Nenhum edifício tem maior chance de aparecer do que outro. O estilo da arquitetura e os blocos que compõem as estruturas da vila variam de acordo com o tipo da vila. Nem todo edifício pode gerar em uma única vila, embora alguns blocos possam ser encontrados em qualquer vila, como blocos de trabalho e itens alimentares. Na Edição Bedrock edifícios têm probabilidades diferentes de gerar, dependendo do tipo de vila; por exemplo, é mais provável que uma loja de armas apareça em uma vila de Taiga do que em outras vilas. Também existe uma pequena possibilidade de ser gerado uma Vila Zumbi onde os Aldeões serão gerados como Aldeões Zumbis.
As vilas geram caminhos entre os prédios e estes são estendidos para fora da vila. Os caminhos das vila são gerados no nível do terreno existente, potencialmente subindo colinas íngremes ou descendo barrancos, sem levar em consideração se uma entidade pode realmente atravessar o caminho. Os caminhos não ficam abaixo do nível do mar e substituem apenas blocos de grama (com ar acima), água, lava, areia, arenito, e arenito vermelho; todos os outros blocos são ignorados e os blocos abaixo são considerados para substituição. As vilas possuem os pontos de encontro onde os aldeões podem conviver. Um ponto de encontro é definido como um sino localizado dentro dos limites da vila. Um vendedor ambulante pode gerar em um ponto de encontro, acompanhado por suas lhamas. As Vilas também possuem os blocos de local de trabalho que são blocos do tipo Rebolos, bancadas de ferraria, e Fornalhas Potentes e estes são usados por aldeões. Os aldeões com as profissões correspondentes passam o tempo na frente do seu local de trabalho, exceto os palermas e os aldeões desempregados. São seis os tipos de aldeões que podem ser identificados pelas cores de suas roupas. Quando uma vila possuir mais de quinze aldeões, um pacífico golem de ferro aparece para proteger os aldeões quando alguém os ataca.
Para achar uma vila em Minecraft, antes você deverá estar em um mundo que contenha estruturas. Para isso, ao criar um mundo, procure ativar a opção “Gerar Estruturas”. Além disso, vilas são mais prováveis de aparecer em biomas planos, como desertos ou savanas. Logo, caso tenha a opção “Grandes Biomas” ativada, maior será a chance de achar vilas no mundo. Para facilitar a busca por uma vila deve-se criar um mapa. Ele ajuda a ver a área ao redor, mesmo que não a tenha explorado. Para isso basta conseguir uma bússola e oito pedaços de papel. Depois abra uma mesa de trabalho e coloque a bússola no lugar central e cerque-a com os oito pedaços de papel. Você então conseguirá um mapa. Observe que ao colocar um mapa no ponto central da Mesa de Trabalho, e cerca-lo com pedaços de papel conseguirá outro mapa, agora com um raio maior de alcance. Mas de qualquer jeito é necessário explorar a região em busca de aventuras e para encontrar novos ítens e também para encontrar as Vilas.
Curiosidades:
=>o criador de Minecraft, se referia ao jogo nas primeiras versoes, usava o nome Cave Game (jogo de cavernas, em tradução livre). Existem cavernas em Minecraft, mas o jogo atual tem muito mais do que isso. O nome foi alterado antes do sucesso da criação.
=>Para fazer um bloco de caminho das Vilas, se necessário expandir ou consertar um caminho, basta pegar a Pá e dar um clique sobre o bloco de terra com grama.
=>A palavra Minecraft é a junção das palavras "mine" ("mina" ou "minerar") e "craft" (fabricar com as mãos). Estas duas palavras se referem às principais mecânicas do jogo: minerar recursos e usá-los para fabricar coisas.
=>Estima-se que 15% de todo o conteúdo do Youtube é composto por jogos, com Minecraft sendo o 1º lugar em visualizações.
=>Embora seja comumente chamado de "infinito", o mundo de Minecraft tem limites. Conforme você avança no mapa, o jogo gera e salva regiões de 16x16x128 blocos e quanto mais longe você avançar, mais regiões serão geradas e, eventualmente, o jogo começa a apresentar bugs e apagar regiões anteriores.
=>Embora não chegue a ser matéria obrigatória, mais de 15 mil escolas no Reino Unido utilizam Minecraft como ferramenta de aprendizado em várias áreas.
=>As falas do grande vilão Enderman, embora incompreensíveis, são, na verdade, frases em inglês! O que o monstro fala são coisas simples como "Olá", "Tudo bem?" e "Por aqui!" tocadas de traz pra frente e desaceleradas.
=>Os sons aterrorizantes produzidos pelo mob Ghast foram gravados por um dos produtores do jogo enquanto capturava bocejos do seu gato...
=>Minecraft quase recebeu um mundo chamado "Sky Dimension" onde a ideia foi originalmente pensada para ser o mundo oposto ao Nether. Infelizmente a ideia foi descartada.
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