FMGARCIA - SAMP
Bem vindo ao nosso Fórum, faça o seu registro gratuito.
Respeite as regras do fórum e do servidor.
Nosso servidor é *Role-Playing Game - RPG*.
Nosso lema é: *DIVERSÃO*.

IP: 54.39.145.16:7720

DISCORD: https://discord.gg/UsduDqw
YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/HuemersonSUPER
FACEBOOK: https://www.facebook.com/Fmgsamprpgvr

In Game: Ao logar compre seu vip e aproveite as vantagens.
Todos os jogadores ganham Coins [Moedas Virtuais] no primeiro login, para comprar itens no menu vip ou adquirir org vip - / menuvip ou /pegarorg.

Participe do fórum, é rápido e fácil

FMGARCIA - SAMP
Bem vindo ao nosso Fórum, faça o seu registro gratuito.
Respeite as regras do fórum e do servidor.
Nosso servidor é *Role-Playing Game - RPG*.
Nosso lema é: *DIVERSÃO*.

IP: 54.39.145.16:7720

DISCORD: https://discord.gg/UsduDqw
YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/HuemersonSUPER
FACEBOOK: https://www.facebook.com/Fmgsamprpgvr

In Game: Ao logar compre seu vip e aproveite as vantagens.
Todos os jogadores ganham Coins [Moedas Virtuais] no primeiro login, para comprar itens no menu vip ou adquirir org vip - / menuvip ou /pegarorg.
FMGARCIA - SAMP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Outubro 2021
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário



SQL E BANCO DE DADOS PARA INICIANTES PASSO A PASSO

Ir para baixo

Vip SQL E BANCO DE DADOS PARA INICIANTES PASSO A PASSO

Mensagem por HuemersonFMG Qua 28 Nov 2018, 13:36

SQL E BANCO DE DADOS PARA INICIANTES PASSO A PASSO Sqlite10

Você vai entender o que é a linguagem SQL e até escrever a sua primeira consulta SQL em um banco de dados de verdade.

Banco de dados: Um exemplo real
Vamos analizar uma conta-luz. O primeiro ponto que podemos ver nessa conta é que ela contem várias informações. E essas informações são diferentes de acordo com o cliente e de acordo com o mês da fatura, ela foi impressa por uma impressora, que  estava ligada a um computador. Se por algum descuido você perder esta conta de luz, não terá problema, pode-se imprimir uma segunda via a qualquer momento a partir do site da Cemig. E mesmo que o layout da conta emitida via site será um pouco diferente, as informações serão as mesmas. Isso acontece porque o site e os computadores da CEMIG que imprimem contas, buscam as informações em um mesmo lugar, no Banco de Dados da CEMIG.

Banco de dados:
Banco de dados nada mais é do que um “lugar” onde as informações são guardadas de forma organizada, para serem encontradas rapidamente. Quando os computadores não existiam, os arquivos físicos eram os mais usados para guardar e armazenar informações em documentos de papél. Dá pra perceber que por mais que as informações estivessem organizadas, demorava um pouco para alguém recuperá-las, pois o trabalho era todo feito manualmente.

Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD)
Agora que temos os computadores, não precisamos mais usar arquivos físicos guardando papel de forma organizada. Podemos usar Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados, ou SGBD’s que são softwares que instalados em um computador (servidor), têm a função de gerenciar um ou mais bancos de dados. Existem vários SGBD’s disponíveis no mercado, tanto gratuitos quanto pagos. Falando de SGBD’s pagos, temos os da Oracle, que são uns dos mais usados para gerenciar grandes volumes de dados de grandes empresas. Os SGBD’s gratuitos o que não significa ser ruim, podemos usá-los tranquilamente, pois são softwares que estão sendo desenvolvidos e melhorados há anos. Grande empresas também usam esses SGBD’s gratuitos, para sistemas que não envolvem volumes de dados estratosférico como terabytes. Os SGBD’s gratuitos mais famosos e usados são o MySQL e PostgreSQL

Armazenando dados nos SGBD's:
Sempre que falamos de organização, geralmente isso envolve criar um subconjunto de “coisas”. No caso dos arquivos físicos, você pode perceber que cada arquivo possui gavetas, e dentro das gavetas nós podemos ter pastas, e dentro das pastas, temos os documentos. Essas divisões servem para organizar e dessa forma facilitar a busca de documentos. Por exemplo a primeira gaveta tem os documentos das pessoas com nomes começados com a letra A, a segunda gaveta, nomes começados com a letra B, e assim por diante.

No caso dos bancos de dados usados no desenvolvimento de sistemas, eles também tem algumas “divisões” para organizar melhor as informações. Geralmente organizamos os dados através de tabelas, linhas e colunas. Em uma tabela de Clientes serão armazenados os dados pessoais dos clientes. Esses dados serão organizados em colunas. Cada coluna recebe um nome. As tabelas possuem um identificador único que é usado para relacionar os dados com tabelas diferentes. Daí que vem o nome Bancos de Dados Relacionais. O banco de dados é organizado em tabelas e essas tabelas se relacionam umas com as outras através de identificadores únicos.

Banco de dados e mercado de trabalho
Empresas com bancos de dados gigantes que chegam aos terabytes, geralmente tem um ou mais especialistas em banco de dados que são chamados de DBA (Data Base Administrator). Além de conhecer a linguagem SQL, eles também sabem instalar e configurar bases de dados complexas, que exigem toda atenção com performance e disponibilidade dos dados.

Linguagem SQL
Os bancos de dados relacionais compartilham entre si, uma característica muito interessante, todos eles usam uma linguagem chamada SQL que não é uma linguagem de programação. É uma linguagem que é usada exclusivamente para criar tabelas, manipular os dados das tabelas e principalmente, consultar os dados e através dele os programas interagem com um banco de dados relacional. Praticamente todas as linguagens de programação têm bibliotecas (conjunto de código) para acessar bancos de dados relacionais. Portanto, não importa se você usa Java, PHP ou C#, você sempre poderá usar o SQL para integrar o seu programa à um banco de dados. Por isso, saber SQL é obrigatório para todo programador.

Seu primeiro código SQL
Acesse o site http://sqliteonline.com

Para escrever seu primeiro código SQL, tudo que você vai precisar é de um navegador e uma conexão à internet. Essa é uma interface web que permite que você manipule dados no SQLite, um pequeno banco de dados compatível com a linguagem SQL.
HuemersonFMG
HuemersonFMG
Fundador - ADM
Fundador - ADM

Mensagens : 458
Pontos : 24582
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/06/2018
Idade : 49
Localização : Brasil

FMGRPG
FMG:
SQL E BANCO DE DADOS PARA INICIANTES PASSO A PASSO Left_bar_bleue200/100SQL E BANCO DE DADOS PARA INICIANTES PASSO A PASSO Empty_bar_bleue  (200/100)

https://play.idevgames.co.uk/profile/Huemerson

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos similares

 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos