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    Saúde dos seus cabelos - Alimentos

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    Adm Saúde dos seus cabelos - Alimentos

    Mensagem por Huemerson FMG em Sex 28 Set 2018, 11:06


    Saúde dos seus cabelos - Alimentos

    Todos sonhamos em ter fios bem cuidados, sedosos e hidratados, porém Muita gente não sabe que a alimentação pode ser uma grande aliada na realização deste desejo.

    O cabelo é formado, basicamente, por proteínas. A queratina, por exemplo, é a proteína mais conhecida no fortalecimento e prevenção de queda de cabelos. Ou seja, para fortalecer os fios com a alimentação, a melhor opção são os ingredientes ricos neste nutriente, como carne, ovo, gelatina e leite e derivados.

    Outros nutrientes, com algumas vitaminas e minerais, também fazem a diferença na hora de cuidar dos fios. Entre eles, temos:

    Também devemos conhecer outros nutriente com vitaminas e minerais essenciais para cabelos sedosos e bem tratados, como, Ômega 3 que é encontrado em peixes, oleaginosas e sementes de linhaça; a Vitamina C que está presente em algumas frutas, como morango, laranja e kiwi; a Vitamina A que pode ser encontrado em frutas e verduras, como cenoura, tomate e mamão; o Ferro presente na beterraba, feijão e fígado; o Zinco presente em oleaginosas, sementes de abóbora e amendoim.

    Mas lembre-se que entre os maiores vilões da saúde dos cabelos estão: açúcar, carboidrato refinado e álcool. Estes tipos de alimentos aumentam o nível de insulina no sangue, desequilibrando alguns hormônios em nosso organismo e tendo efeito negativo sobre os folículos capilares.

    Para fortalecer o cabelo, alguns alimentos precisam ser consumidos diariamente na quantidade moderada e evitando os excessos. Você pode começar o dia com um suco de frutas, hortaliças e verduras com salmão durante o almoço e castanhas no jantar.

    A cenoura possui dois nutrientes essenciais para os cuidados com o cabelo, o betacaroteno e a vitamina A. O primeiro é um antioxidante poderoso que combate a ação dos radicais livres em nosso organismo e evita a queda dos nossos fios. Já o segundo atua diretamente nas células do couro cabeludo nutrindo e reduzindo a oleosidade.

    O espinafre é fonte de ferro, mineral fundamental na formação dos glóbulos vermelhos e nutrição dos folículos capilares. A sua carência provoca perda de brilho, ressecamento, fraqueza e até queda dos fios. A clorofila do alimento também tem a sua função equilibrando a oleosidade do couro cabeludo, fortalecendo a raiz e normalizando o ciclo de crescimento dos fios.

    A aveia e um grão que tem em sua composição o silício, um mineral que é capaz de estruturar a queratina uma proteína que forma o cabelo. O alimento também conta com vitaminas do complexo B e zinco, que otimizam a multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento dos fios.

    O salmão, além de ser uma fonte poderosa de proteína, também possui uma boa quantidade de ômega 3 e selênio. A junção destes nutrientes combatem inflamações e protegem o couro cabeludo contra os raios solar.

    A Soja, considerada uma proteína completa, estimula a produção de novos fios para substituírem aqueles que caíram e impede que eles fiquem quebradiços.

    A laranja aquela parte branca que envolve os gomos é rica em pectina, uma fibra que vai ajudar a eliminar toxinas do nosso organismo. Em excesso, as toxinas contribuem para o aumento da oleosidade e aparecimento da caspa.

    O morango, fruta rica em flavonóides e vitamina C, duas substâncias que ativam a circulação sanguínea no couro cabeludo. Isto faz com que os fios cresçam mais rápido evitando a queda, quebra e ressecamento.

    O iogurte magro é fonte de aminoácidos que fortalecem a fibra capilar. Além disso, também possui vitaminas do complexo B em sua composição, que favorecem o depósito de queratina nos fios.

    A castanha do Pará é oleaginosa é rica em zinco. Sua carência deixa o cabelo fino, quebradiço e sem brilho.

    O agrião  é uma hortaliça que ajuda o cabelo de duas formas, com o enxofre de sua composição, ela mantém e produz a queratina, como também evita a caspa.



    Após cerca de três meses consumindo estes alimentos todos os dias, o cabelo deve começar a ficar mais forte, hidratado e brilhoso. Contudo, se o cabelo continuar fraco, procure um médico, pois isso pode ser sintoma de alguma doença, como a anemia.
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